Encaminhe-se ao Poder
Executivo a seguinte sugestão:
Implementação da “Faixa Verde”
em vias de grande fluxo de
veículos, destinada ao tráfego
preferencial de motociclistas.
Encaminhe-se ao Poder Executivo a seguinte sugestão: Implementação da “Faixa Verde” em vias de grande fluxo de veículos, destinada ao tráfego preferencial de motociclistas.
Palácio Rio Branco, 08 de janeiro de 2025
Delegada Tathiana Guzella
Vereadora
Justificativa
A implementação da faixa preferencial de motociclistas tem como objetivo melhorar a fluidez do trânsito, aumentar a segurança e otimizar o uso das vias, especialmente em áreas de grande fluxo de veículos. A presença crescente de motocicletas na cidade, aliada à sua agilidade no tráfego, torna essencial a criação de espaços preferenciais que garantam maior eficiência no deslocamento e a redução de congestionamentos.
A faixa preferencial proporcionará aos motociclistas mais segurança, minimizando o risco de acidentes com outros veículos, ao mesmo tempo em que contribuirá para a diminuição do tempo de deslocamento, beneficiando tanto os minimizando o risco de acidentes com outros veículos, ao mesmo tempo em que
contribuirá para a diminuição do tempo de deslocamento, beneficiando tanto os motoristas quanto os motociclistas. Além disso, ela contribuirá para o ordenamento do trânsito, evitando que os motociclistas se desloquem entre os carros, prática que aumenta os riscos de colisões.
A proposta também representa um avanço na adaptação das cidades às necessidades específicas dos motociclistas, que, por sua natureza, desempenham um papel fundamental no transporte de pessoas e mercadorias. Dessa forma, a faixa preferencial não só promoverá a segurança viária, como também facilitará
a mobilidade urbana, beneficiando a sociedade como um todo.
Sendo assim, a implantação da faixa preferencial de motociclistas é uma ação estratégica e necessária para a melhoria da mobilidade e da segurança no trânsito.
Destaca-se que São Paulo recentemente implementou a Faixa Azul, com o objetivo de priorizar o tráfego de motociclistas em vias de grande fluxo, alcançando resultados positivos em diversos aspectos. Para avaliar as estatísticas e a execução dessa iniciativa, esta Vereadora esteve pessoalmente na cidade.
De acordo com os dados divulgados pela Prefeitura de São Paulo, desde a implementação da Faixa Azul, não houve registros de mortes na faixa. Em 2022, as médias de lentidão na Avenida 23 de Maio foram reduzidas em cerca de 15%, e a taxa de utilização das motos na Faixa Azul, no trecho entre Bandeirantes e Afonso D. Taunay, alcançou 91%. O projeto é considerado um grande sucesso, pois contribuiu para a diminuição dos acidentes envolvendo motos e automóveis.
Em maio de 2024, São Paulo contava com 98,2 km de Faixa Azul, com a meta de ampliar esse número para 200 km até o final do ano.
O nome “Faixa Verde” refere-se ao fato que Curitiba é mundialmente conhecida como cidade sustentável, por sua política ambiental inovadora, que tem como pilares a preservação de áreas verdes e a promoção de práticas de mobilidade sustentável.
Por fim, além de reorganizar o espaço viário, proporcionando mais segurança aos motociclistas e harmonizando a convivência entre os diferentes modais de transporte, a iniciativa poderá também ser uma importante ferramenta de apoio ao Executivo na fiscalização.