SUGESTÃO AO EXECUTIVO Nº 205.00118.2025

Encaminhe-se ao Poder
Executivo a seguinte sugestão:
Implementação de um projetopiloto
da Faixa Verde
preferencial para motociclistas na
Linha Verde (BR-116), no trecho
compreendido entre o Km 108,
nº 19.941, e o Km 396, nº 4.021.

Encaminhe-se ao Poder Executivo a seguinte sugestão: Implementação de um projeto-piloto da Faixa Verde preferencial para motociclistas na Linha Verde (BR-116), no trecho compreendido entre o Km 108, nº 19.941, e o Km 396, nº 4.021.


Palácio Rio Branco, 30 de janeiro de 2025
Delegada Tathiana Guzella
Vereadora


Justificativa


A implementação da faixa preferencial para motociclistas tem como objetivo melhorar a fluidez do trânsito, aumentar a segurança e otimizar o uso das vias, especialmente em áreas de grande fluxo de veículos. A presença crescente de motocicletas na cidade, aliada à sua agilidade no tráfego, torna essencial a especialmente em áreas de grande fluxo de veículos. A presença crescente de motocicletas na cidade, aliada à sua agilidade no tráfego, torna essencial a criação de espaços preferenciais que garantam maior eficiência no deslocamento e a redução de congestionamentos.

A faixa preferencial proporcionará aos motociclistas mais segurança, minimizando o risco de acidentes com outros veículos, ao mesmo tempo em que contribuirá para a diminuição do tempo de deslocamento, beneficiando tanto motoristas quanto motociclistas. Além disso, ajudará no ordenamento do trânsito, evitando que os motociclistas se desloquem entre os carros – prática que aumenta os riscos de colisões.

Destaca-se que São Paulo recentemente implementou a Faixa Azul, com o objetivo de priorizar o tráfego de motociclistas em vias de grande fluxo, alcançando resultados positivos em diversos aspectos. Para avaliar as estatísticas e a execução dessa iniciativa, esta vereadora esteve pessoalmente na cidade.

De acordo com os dados divulgados pela Prefeitura de São Paulo, desde a implementação da Faixa Azul, não houve registros de mortes na faixa. Em 2022, as médias de lentidão na Avenida 23 de Maio foram reduzidas em cerca de 15%, e a taxa de utilização das motos na Faixa Azul, no trecho entre Bandeirantes e Afonso D. Taunay, alcançou 91%. O projeto é considerado um grande sucesso, pois contribuiu para a diminuição dos acidentes envolvendo motos e automóveis.

Sendo assim, pelo sucesso da implementação na cidade de São Paulo, sugere-se que o Executivo Municipal realize um projeto piloto para avaliar os índices de redução de acidentes, bem como a eficácia da fiscalização.